Ouça esse artigo na íntegra
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Você que está acompanhando nossos artigos sobre a gestão de liderança situacional, o primeiro retrata sobre a importância da liderança situacional na Gestão do Cartório, o segundo sobre as dicas para aprimorar a liderança situacional na Gestão do Cartório e neste artigo vou retratar sobre a importância da motivação na liderança situacional.
Muitos líderes confundem motivação com comprometimento. O comprometimento é a combinação de confiança e motivação, portanto a confiança é a sensação de ser capaz de desempenhar bem um trabalho sem supervisão. Já a motivação é o interesse que a pessoa demonstra em desenvolver da melhor forma possível a tarefa.
Esse tema é muito importante para seu conhecimento, pois as pessoas são diferentes no que tange a motivação; as necessidades variam de acordo com o indivíduo e levamos em conta que temos a interferência dos padrões de comportamento e valores sociais.
O primeiro passo para conhecer a motivação humana é reconhecer o comportamento que acontece com o indivíduo que pode variar dependendo do estímulo, das necessidades, dos desejos, entre outros fatores.
Os indivíduos motivados estão em estado de tensão e para aliviar essa tensão eles se engajam em atividades; quanto maior a tensão, maior é o nível de envolvimento das atividades prestadas. Quando vemos pessoas desenvolvendo determinada tarefa com afinco, percebemos que estão sendo movidas pelo desejo de atingir uma meta que tenha valor a ela.
Uma das formas de descobrir essas tensões, é se basear na Pirâmide de Maslow, com cinco níveis de necessidades motivacionais:
- Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais.
- Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
- Sociais: inclui afeição, a sensação de pertencer a um grupo, aceitação e amizade.
- Estima: inclui fatores internos de estima como respeito próprio, autonomia e realização, e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção.
- Auto realização: é a intenção de tornar-se tudo aquilo que se pode ser; inclui crescimento, alcance do pleno potencial e autodesenvolvimento.
Conforme cada umas dessas necessidades são atendidas, a próxima se torna dominante. A teoria de Maslow, do ponto de vista motivacional, sugere que quase nenhuma necessidade seja satisfeita por completo, além disso, quando o indivíduo busca o nível da pirâmide ele está motivado, mas quando ele já a possui, a motivação acaba.
Já a Teoria das necessidades, desenvolvida por David McClelland, propõem três principais necessidades no trabalho:
- Necessidade de realização: busca da realização pessoal e de se superar; pessoas que têm esta necessidade gostam de saber onde estão entrando, qual o grau de risco, se têm ou não seu objetivo e alcançar o sucesso.
- Necessidade de poder: necessidade de poder sobre os outros, têm como objetivo comandar, controlar pessoas. Pessoas assim gostam de trabalhar com metas, tomar decisões, entre outras.
- Necessidade de associação: é desejar com alto grau de compreensão os relacionamentos interpessoais amigáveis.
Importante frisar que as pessoas não nascem com essas necessidades, são adquiridas de acordo com o ambiente social.
Victor H. Vroom criou as teorias de processos e faz referência ao desempenho com recompensa. Para ele, existem três forças básicas que atuam no indivíduo em se tratando de produtividade: a primeira são os objetivos individuais, depois a relação que o indivíduo percebe entre produtividade e o alcance dos seus objetivos individuais e a terceira de que a capacidade do indivíduo de influenciar seu próprio nível de produtividade, à medida que ele mesmo pode se influenciar.
Por último existe a Teoria de Equidade, onde as pessoas fazem comparação de seus rendimentos uns com os outros, e se sentirão motivados à medida que julgarem justo; se a comparação for desigual ela se tornará injusta e o funcionário pode se sentir lesado e tentará corrigir essa situação.
Portanto para que as equipes deem certo, é preciso que o líder situacional esteja constantemente verificando e assegurando de que tudo está funcionando de acordo com o planejado.
Como você inspira seu time a fazer o melhor?
Como fazê-los acreditar que são melhores do que são?
Como inspiramos todos a nossa volta?
Como inspirar grandeza quando nada satisfaz?
Esse é seu o grande desafio.
Gostou das dicas desse artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com aquela pessoa que precisa dessas orientações. Estou ansiosa para saber se estou contribuindo para o seu trabalho pessoal e profissional.
*******
O Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.
Thais Ribeiro é Administradora, Especialista em Gestão e Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Organizacional, Certificação ISO9001, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda, Escritora, Palestrante e Criadora do Programa Inspire Qualidade. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching. Contato: thais@inspirequalidade.com.br