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As vantagens do Marketing Direto para o Cartório

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Nos últimos anos, as mudanças nos hábitos dos clientes transformaram a relação dos usuários com suas redes sociais e com os aplicativos de mensagem. Também tornou todo mundo um pouco mais impaciente.

Marketing direto é um conjunto de estratégias aplicadas com o objetivo de entrar em contato com um público específico e muito bem segmentado. Considerando que o marketing direto aborda pessoas que já demonstraram algum interesse pela sua marca, produto ou solução, ele tende a ter muitas vantagens em termos de resultados, custo, otimização de tempo e, até mesmo, conhecimento do público.

Assim, o Marketing Direto pode ser desenvolvido através:

Prova disso é o resultado de uma recente pesquisa que indicou que, em 2019, 67% dos consumidores são capazes de aceitar um tempo de espera máximo de 2 minutos para serem atendidos. Em 2014 essa mesma média era de 13 minutos de tolerância!

Quando colocamos frente a frente dados de chatbot vs email marketing percebemos como o primeiro estabelece um entrosamento muito mais relevante com a geração Y ou millennials. 40% das pessoas que fazem parte dessa geração interagem com chatbots diariamente.

Números como esse contribuem diretamente para o crescimento do número de chatbots. Atualmente, o Facebook Messenger sozinho possui mais de 300.000 chatbots ativos.

Utilizar ferramentas como o chatbot e o e-mail marketing é essencial para o relacionamento com os clientes e também para a captação de novos leads. Por isso, é importante sempre incluí-las em sua estratégia de marketing.

Cada uma delas tem um momento ideal para ser utilizada e integrá-las muda a maneira como se estabelece a relação com o usuário de seu website.

Utilizar as duas técnicas em conjunto é pensar em uma conversa fluída com o usuário em multicanais, assim construindo uma relação de confiança cada vez mais forte com ele.

Você pode iniciar com a captação de informações pelo chatbot sobre os dados e perfil do cliente, como nome, e-mail e preferência de atendimento.

Conforme o andamento da conversa, vá direcionando características preferenciais sobre serviços, criando uma jornada de acordo com as características e interesses, para posteriormente iniciar um envio de newsletters – ideal para esse cenário.

Finalize a conversa enviando uma cópia do registro via e-mail de tudo que foi falado para o cliente. Envie um e-mail para o mesmo agradecendo pelo contato, peça a avaliação do serviço do chat, aproveite e envie um conteúdo relacionado a conversa que tiveram.

Utilize o chatbot do Messenger do Facebook, faz com que você receba contato, informações e dados diretamente do cliente.

O diferencial é utilizar também ferramenta para verificar o comportamento do cliente em seu site.

Inclua ferramentas para controle das redes sociais, irá economizar tempo, permitindo que você agende as publicações em cada plataforma com antecedência. Procure uma ferramenta que  publique automaticamente o seu conteúdo de acordo com a programação escolhida e, a partir daí, você pode analisar seu desempenho de uma página.

Você pode economizar dinheiro e tempo com ferramentas para criar ilustrações, banners e infografias e projetar praticamente qualquer coisa e com facilidade.

o marketing direto é uma estratégia eficaz. Porém, para surtir o efeito esperado, deve ser muito bem planejado e bem-feito! O perfil do consumidor mudou e cartórios invasivos são vistas com maus olhos.

Você pode e deve experimentar os chatbots e o email. A previsão é que, no futuro, os chatbots se tornem uma estratégia ainda mais estabelecida e com dados ainda mais robustos. Mas, no momento, vale a pena considerar o uso de ambos.

Esse artigo te ajudou? Então deixe sua mensagem para me inspirar a criar outros conteúdos como esse!

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Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.

Thais Ribeiro é Administradora especialista em Programas de Qualidade e Desenvolvimento Humano. Criadora do Programa Inspire Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Empresarial, Normas Técnicas, Mudança de Cultura Organizacional, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda em Consultoria Organizacional pela UMSA – Buenos Aires/Argentina. Pós-graduada em Gestão, Inovação e Competitividade. Extensão em Propriedade Intelectual. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching. Realizou mais de 5 mil horas de treinamentos sobre Empreendedorismo, Inovação, Startups, Gestão, Normas Técnicas, Direito, Marketing, Psicologia, Hipnose, PNL, Coaching e outras ferramentas com os melhores do mundo. Contato: thais@inspirequalidade.com.br

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