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A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) lançará no próximo sábado e domingo (9 e 10 de junho) o “Programa Inspire Qualidade – Desafio 90 dias”, um laboratório prático de aplicação das principais normativas ISO9001 e NBR15906, estabelecendo boas práticas para a implantação de um sistema de gestão da qualidade dentro de uma serventia. A consultora Thais de Paula Ribeiro, fundadora da Íntegra Soluções Empresariais, será a responsável pelo programa e convida todas as serventias de Mato Grosso para participarem do evento, que será realizado na sede da Anoreg-MT.
Ela informou que o Programa Inspire Qualidade teve sua primeira formatação em 2013, que abrangeu várias normas técnicas para estabelecer um sistema de gestão baseado no modelo de excelência dentro das serventias do Estado. “Ele foi projetado de forma gradativa, onde as serventias teriam um “caminho” para atingir a qualificação de excelência. Por questões estratégicas da direção, houveram mudanças e não houve a possibilidade de dar continuidade estruturada no programa. Porém, dois cartórios permaneceram no projeto, construindo o caminho da excelência internamente, de forma voluntária. A presidente, doutora Niuara, é uma dessas clientes que tem percebido o grande valor que é possuir um verdadeiro programa de qualidade. Por iniciativa dela, me convidou para voltar com o Programa a nível estadual. Alguns pontos do planejamento inicial não caberiam mais e então busquei reformular todo o modelo criado. Foi onde criei o ‘Desafio 90 dias’, que vem com uma proposta ousada, refinada e rápida para atingir resultados significativos dentro das serventias do Estado, que fará o participante perceber mudanças internas significativas em sua forma de pensar, sentir e agir em todo ambiente profissional e, assim, conquistar reputações ainda maiores e melhores para cada participante”. |
As expectativas para o início do programa, na avaliação Thais Ribeiro, são muitas. “A principal delas é quebrar crenças que limitam o potencial que a serventia possui. Algumas crenças de destaque são: a) “sou cartório pequeno, nunca conseguirei participar de um programa desses e ter resultados como os demais”; b) “é caro e não tenho recursos para participar”; c) “sou limitada a participação, porque somos interinos”; d) “já sou premiado e o desafio pouco agregará de melhorias para a minha serventia”; e) “estou fazendo porque o CNJ está cobrando”. Essas crenças serão constantemente trabalhadas no desafio. O PIQ nunca foi estabelecimento de documentos para cumprir requisitos. O PIQ foi e sempre será uma mudança de cultura, que será evidenciado pela forma de pensar, sentir e agir de cada participante. Esse é o desafio. Essa é a minha expectativa. Se uma única serventia se transformar com isso, eu já tenho comigo que fiz um bom trabalho e a meta foi atingida”.
Para a consultora, a participação de notários e registradores no programa é essencial, pois “estamos vivendo tempos sensíveis no Brasil e os titulares sabem os desafios que a classe vem enfrentando. Nada se conquista sozinho. Precisamos nos unir, solidificar a gestão, dar transparência aos resultados e nos manter conectados às inovações. E nos ativar para uma causa maior, onde cada um possa verdadeiramente implantar ações que, por menores que sejam, irão intensificar a sinergia da causa. Essas pequenas ações serão trabalhadas no programa, para contribuir com a melhoria da prestação de serviços, da comunicação, da produtividade, da gestão da equipe, dos impactos a sociedade entre muitas outras atividades que demonstrarão certamente resultados econômicos para o titular participante. Não é um programa feito para cumprir tabela, mas para que cada um vivencie um ambiente de qualidade de forma significativa e satisfatória”, frisou Thais Ribeiro.
Ela acrescentou que o laboratório técnico é essencialmente o passo a passo que a serventia deve dar para atingir resultados. “É uma metodologia simples, mas não simplista. Exige comprometimento de cada participante. Eu estarei acompanhando cada um durante esse programa, adequando sua aplicabilidade para cada tipo de serventia atendida, se for necessário. Se cada um fizer a sua parte, parar de falar que sempre é o outro que precisa melhorar, assumir a sua responsabilidade sobre o caos geral pela falta de qualidade na gestão e querer fazer a diferença, esse programa terá cumprido o seu papel social”.
Por fim, a mensagem que Thais Ribeiro deixa aos notários e registradores é: “Antes feito do que perfeito. Já dizia Aristóteles: nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito. Essa é a oportunidade que você possui de praticar [ainda mais] formas de estabelecer uma gestão humanizada e de resultados. No final, haverá apenas três tipos de serventias: as que inspiram, as que serão inspiradas, e aquelas que nunca mudam mesmo…O que você quer ser no final desse programa? Se não agora, quando?”
Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
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